
Se você já chegou até aqui, algo nos diz que:
Você é uma pessoa curiosa.
Te dá aflição a enorme quantidade de conhecimento e possibilidades que o mundo de hoje, pós digital, te oferece. Você quer pegar tudo.
Mas ao mesmo tempo, conhecimento raso não é sua praia. Gente que palpita sobre tudo sem saber te cansa.
Você sabe, através de experiência própria que se especializar foi muito importante, fundamental até, na sua definição de carreira. Mas há mais.
Hummmmm, risos, bem-vindo. Aparentemente você tem tudo para ser um polímata. Deve ter polimatia bem latente, a ponto de te incomodar e precisar dar vazão a ela.
Mas que raios é isso mesmo?
Polimatia é um projeto de vida, de profissão, de formação. É a capacidade que o ser humano tem (nascida e desenvolvida) de estar acumulando conhecimento, de maneira profunda, extensa e principalmente integrativa.
Olha a figura abaixo.
Abrangência

Conectividade Profundidade
Esse é você. Alguém que pode unir a vastidão de alguns campos de conhecimento, ao mesmo tempo ter profundidade nesse campo ou campos.
Mas... mais do que isso, você pode ser alguém que coloque esse desenvolvimento, curiosidade e inteligência a serviço da construção de uma carreira brilhante e que tenha um propósito de gerar coisas novas, surpreendentes e adaptativas ao mundo.
E como para tudo na vida tem jeito, nós estamos com você nessa.
Anna Flavia Ribeiro
Pesquisadora na Associação Polímata
Comments